No lançamento da revista "XXI, Ter Opinião 2013", Vítor Bento e José Manuel Félix Ribeiro debateram "Como pode Portugal recuperar a sua liberdade de acção?", com a moderação de Pedro Santos Guerreiro.
Blogue de apoio ao ensino da disciplina de Ciência Política (uma opção do 12º ano dos cursos científicos e humanísticos do ensino secundário em Portugal).
terça-feira, 12 de março de 2013
sábado, 9 de março de 2013
A vida privada controlada pelo Estado: um exemplo da Coreia do Norte
"Os regimes comunistas sempre se destacaram pela disciplina militar, que se aplica em todos os aspetos da vida social. Estes padrões que guiam a vida dos cidadãos chegam mesmo a deixar de lado a identidade pessoal dos mesmos.
É por esta razão que a última diretriz do regime norte-coreano foi vista como um sinal de modernidade, transparência e como gesto de generosidade para com a população. A nova regra contaria a escassa lista de penteados permitida pelo regime do recém-falecido Kim Jong-Il e dá a hipótese aos homens e mulheres de "escolherem" novos penteados, aprovados pelo regime.
Eles podem escolher entre dez looks possíveis, apesar de o comprimento do cabelo não poder ultrapassar os cinco centímetros de comprimento e de não poderem adotar o mesmo hairstyle do atual líder, Kim Jong-Un. São ainda proibidas as perucas, os cabelos com gel e os cabelos longos, por serem considerados muitos efeminados. Em relação a elas, muito mais afortunadas, podem agora escolher entre 18 cortes possíveis, tendo em conta se são solteiras ou casadas, já que às primeiras é proibido o cabelo comprido ou apanhado."
Pode continuar a ler no Diário de Notícias, AQUI.
quarta-feira, 6 de março de 2013
A ESPR na Sessão Nacional do “Parlamento dos jovens”
As fotografias são da Assembleia da República, da sala do Senado, local onde se irá realizar a próxima sessão nacional.
Na sessão distrital do “Parlamento dos jovens” estiveram presentes oito escolas secundárias do Algarve que elegeram cerca de 40 alunos (deputados). Cada uma das escolas apresentou o seu projeto de recomendação acerca do problema “Os jovens e o emprego – que futuro?”
Foram analisadas e discutidas as medidas propostas pelas diferentes escolas. Os 40 deputados aprovaram os projetos que irão representar o círculo eleitoral do Algarve na Sessão Nacional do “Parlamento dos jovens” e procederam a uma votação para eleger as duas escolas que iriam representar o Algarve na sessão nacional. Esta terá lugar em Lisboa (nos dias 27 e 28 de Maio) na Assembleia da República.
A nossa escola foi uma das duas seleccionadas e irá ser representada pelos alunos: Mário Rosa (12º A) e Miguel Dionísio (12º B), a repórter será a aluna Ana Sofia Cadete (12º E).
Este resultado só foi possível devido à colaboração de vários alunos que se envolveram nas várias fases deste projeto. O meu agradecimento aos alunos: Maria Bumbuk, Catarina Bárbara, Luís Faustino e Anne Griff (do 12º E); Marta Sousa e Tatiana Valente (do 12º B); Ana Rita Mendonça (do 11º C) que - ao realizarem diferentes tarefas - contribuíram para a qualidade final do trabalho desenvolvido. Agradeço também aos responsáveis pela associação de estudantes da escola, aos professores André Ramos e Olga Lima (que colaboram no gabinete de apoio ao jovem - GAJ) a colaboração e o empenho.
Obrigada a todos!
Mais informações acerca desta atividade podem ser obtidas no site da Assembleia da República.
A coordenadora do projeto: Sara Raposo.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
O projeto de recomendação dos alunos da ESPR na sessão distrital do "Parlamento dos jovens"
Eis as medidas, em relação ao problema do desemprego entre os jovens, que os alunos da escola Secundária Pinheiro e Rosa irão defender na sessão distrital do "Parlamento dos jovens", amanhã dia 26 de Fevereiro no IPJ, em Faro.
Um debate inspirado a todos! :)
E que vençam os "políticos" com as melhores ideias e a maior capacidade argumentativa.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Os jovens e a política: um estudo que vale a pena conhecer
Para se perceber que o problema em Portugal não é apenas dos políticos menos competentes, mas também de muitos portugueses (pela sua falta de civismo e de envolvimento na vida política nacional, em particular dos jovens), vale a pena conhecer os dados e as conclusões do estudo realizado pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica. Se não tiverem muito tempo, aconselho a leitura das páginas 2 e 3, onde se encontram resumidas as principais conclusões.
Se pretendemos aumentar a qualidade da democracia em Portugal, aproximar a política e os políticos dos cidadãos, levando-os a participar (de forma mais activa e crítica), devemos começar por conhecer e analisar a situação em que nos encontramos. Tal é possível a partir da investigação realizada, pois esta incide nos seguintes aspectos:
1. As atitudes em relação à sociedade e ao funcionamento do sistema político;
2. O envolvimento político: atitudes;
3. O envolvimento político: informação;
4. A participação política: atitudes e comportamentos;
5. A participação cívica e social;
6. Atitudes em relação às reformas políticas;
7. Alinhamento ideológico e partidário.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
A ESPR na Sessão Distrital do Parlamento do Jovens
Realiza-se - no próximo dia 26 fevereiro (das 10H00 às 17H00), no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPJ) - a sessão distrital do “Parlamento dos jovens”. Estarão presentes alunos de várias escolas secundárias do Algarve (a lista das escolas pode ser consultada AQUI) e a deputada Mariana Aiveca (do BE).
A nossa escola irá ser representada pelos alunos: Mário Rosa (12º A), Miguel Dionísio, Marta Sousa, Tatiana Valente (do 12º B) e Ana Rita Mendonça (do 11º C).
Colaboraram na redação e discussão pública das ideias políticas que irão ser defendidas (o projeto de recomendação da ESPR, que pode ser lido AQUI) os alunos: Sofia Cadete, Maria Bumbuk, Catarina Bárbara, Luís Faustino e Anne Griff (do 12º E).
VEM OUVIR E APOIAR OS TEUS COLEGAS! O OBJETIVO É PASSAR À FASE FINAL E IR AO PARLAMENTO.
O PROBLEMA DO DESEMPREGO TAMBÉM TE DIZ RESPEITO. É O TEU FUTURO QUE ESTÁ EM JOGO!
Agradeço, enquanto responsável pela implementação do projeto, aos alunos, aos responsáveis pela associação de estudantes, aos professores André Ramos e Olga Lima (que colaboram no gabinete de apoio ao jovem - GAJ) e também ao deputado Paulo Sá, a disponibilidade, a colaboração e o empenho. Obrigada a todos!
Mais informações acerca desta atividade podem ser obtidas no site da Assembleia da República.
Sara Raposo
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Conhecer, ao vivo, a Assembleia da República

1. Uma visita virtual ao Parlamento para os mais novos.
2. Introdução
3. Fachada principal
4. Átrio
5. Jardim interior
6. Claustro
7. Escadaria nobre
8. Sala D. Maria
9. Senado
10. Galeria dos Presidentes
11. Gabinete do Presidente
12. Sala de Visitas do Presidente
13. Salão Nobre
13. Sala dos Passos Perdidos
14. Sala das Sessões
15. Sala Acácio Lino
16. Sala Lisboa
17. Biblioteca
18. Refeitório dos frades
19. Sala dos Arcos
20. Livraria Parlamentar
Para obter informações sobre os temas seguintes, basta clicar nos links:
Parlamento
Presidente
Deputados e Grupos Parlamentares
Comissões Parlamentares
Intervenções e Debates
Fiscalização Política
Atividade Parlamentar e Processo Legislativo
Assuntos Europeus
Relações Internacionais
Orçamento do Estado e Contas Públicas
Revisões Constitucionais
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
A Fraude: uma reportagem da Sic que os portugueses devem ver
A nacionalização do banco BPN, decidida pelo ministro das finanças Teixeira dos Santos durante o governo de Sócrates, teve a seguinte consequência: o buraco financeiro de milhões do banco passou a ter de ser pago, directamente, pelos contribuintes portugueses.
Vale a pena conhecer os factos e reflectir sobre eles. Perceber que em Portugal a justiça, quando se trata de julgar pessoas influentes e com poder político, não funciona e, por isso, alguns políticos e "amigos de políticos" sentem uma impunidade total para praticar actos ilícitos. Nos vídeos, o descaramento de alguns desses personagens - que mentem em público e falam como se tivessem acima da lei - é chocante. Eles não só lesaram o país e contribuíram para agravar a crise económica como fizeram com que cada um de nós esteja a pagar, do seu ordenado, uma elevada factura decorrente da corrupção e da fraude que estas "estimáveis" pessoas praticaram. E a responsabilidade dos envolvidos continua por apurar e julgar...
Pode-se acreditar na democracia quando a justiça não funciona?
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
A arte ao serviço da propaganda política: Museu do Oriente, em Lisboa
As ditaduras podem ser ideologicamente diferentes, mas os cartazes de propaganda são, invariavelmente, semelhantes em muitos aspectos, em particular no que diz respeito ao culto do líder e ao seu papel inspirador e guia do povo, Veja-se o post seguinte.
A exposição sobre cartazes chineses de propaganda política no tempo de Mao, podem ser visitados no Museu do Oriente, Lisboa.
Para mais informações, ver o site do museu, AQUI.
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Aprender e discutir política na escola
No âmbito do projecto "Parlamento dos jovens" (para mais informações, ver AQUI) realizou-se, no dia 3 de Dezembro no auditório da escola, uma sessão de esclarecimento, seguida de um debate, sobre o tema: "os jovens e o emprego - Que futuro? Contou com a presença do deputado Paulo Sá e dos alunos de duas turmas do 11º ano (turmas A e D) e três do 12º ano (turmas B, E e F) .
O deputado começou por apresentar os dados existentes sobre o problema e esclareceu - de forma simples, clara e com exemplos pertinentes - alguns conceitos políticos fundamentais: o défice, a troika, a dívida pública, os números do desemprego em geral e entre os jovens e por ai em diante.
Após a exposição inicial, abriu-se espaço ao debate. Os alunos, contrariando a ideia habitual que os jovens não se interessam pela política, foram bastante interventivos, colocaram muitas questões, de tal modo que a sessão acabou por se prolongar fora da hora estabelecida para que as perguntas não ficassem sem resposta.
Obrigada ao deputado Paulo Sá, aos alunos e professores presentes.
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
sábado, 17 de novembro de 2012
A visita da chanceler Merkel a Portugal: diferentes pontos de vista
domingo, 4 de novembro de 2012
Rawls e o estado social
Nos vídeos seguintes, podemos assistir a duas excelentes aulas - na Universidade de Harvard - em que o professor Michael Sandel explica e discute as principais ideias do filósofo J. Rawls, um conhecido defensor do "estado social".
A partir do visionamento do 2º vídeo, responda às questões seguintes:
1. Explique em que consiste o princípio da diferença defendido por Rawls.
2. Enuncie duas das objecções ao princípio da diferença:
a) a dos defensores da meritocracia;
b) a dos defensores do libertarismo (Nozick).
3. Como responderia Rawls às duas objeções anteriores?
4. A partir da leitura do artigo, com dados sobre o Estado Social em Portugal, disponível AQUI, responda à questão:
Que motivos devem levar o Estado, no nosso país, a repensar as suas funções?