domingo, 1 de setembro de 2013

1 ano e o fim da opção de Ciência Política

image 

Faz hoje um ano que este blogue foi criado para apoiar a leccionação da disciplina de Ciência Política, uma opção do 12º ano nos cursos científicos e humanísticos. Como não existia manual para adoptar, foi aqui - ver na barra lateral do blogue - que disponibilizei os recursos que utilizei (os testes, as matrizes dos testes, os esquemas, as fichas, as orientações para os trabalhos de grupo, os documentários e filmes visionados nas aulas, as diversas actividades realizadas ao longo do ano letivo e alguns dos trabalhos dos alunos, entre outras coisas).

Tentei ensinar Ciência Política, uma disciplina onde se articulam noções de política, direito, história e  filosofia política. Procurei, sobretudo, levar os alunos a reflectir e a formar opiniões acerca de alguns problemas políticos da actualidade. A ideia era também promover junto da comunidade educativa (incluindo os professores) um maior interesse por alguns dos conceitos fundamentais utilizados na vida política - o que não me parece que tenha acontecido, pois a maioria os leitores deste blogue, exceptuando os alunos, foram pessoas exteriores à escola.

Procurei fazer o melhor, apesar das minhas condições de trabalho não serem boas. Não terá sido o suficiente para interessar os alunos (que transitaram este ano para o 12º ano) e motivá-los para o estudo da disciplina.

Assim, uma vez que este ano letivo não haverá esta opção, a razão principal deste blogue deixa de existir. Deste modo, a menos que tenha disponibilidade para alterar a natureza dos posts publicados (o que é muito duvidoso), irei suspender este projeto no presente ano letivo. É a decisão mais provável, mas só será definitiva após o início das aulas.

Um obrigado a todos os leitores que acompanharam o blogue durante este ano!

Sem comentários:

Enviar um comentário