quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Os jovens e a política: um estudo que vale a pena conhecer

Para se perceber que o problema em Portugal não é apenas dos políticos menos competentes, mas também de muitos portugueses (pela sua falta de civismo e de envolvimento  na vida política nacional, em particular dos jovens), vale a pena conhecer os dados  e as conclusões do estudo realizado pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica. Se não tiverem muito tempo, aconselho a leitura das páginas 2 e 3, onde se encontram resumidas as principais conclusões.

Se pretendemos aumentar a qualidade da democracia em Portugal, aproximar a política e os políticos dos cidadãos, levando-os a participar (de forma mais activa e crítica), devemos começar por conhecer e analisar a situação em que nos encontramos. Tal é possível a partir da investigação realizada, pois esta incide nos seguintes aspectos:

1. As atitudes em relação à sociedade e ao funcionamento do sistema político;

2. O envolvimento político: atitudes;

3. O envolvimento político: informação;

4. A participação política: atitudes e comportamentos;

5. A participação cívica e social;

6. Atitudes em relação às reformas políticas;

7. Alinhamento ideológico e partidário.

Os Jovens e a Politica by SaraRaposo

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A ESPR na Sessão Distrital do Parlamento do Jovens

Realiza-se - no próximo dia 26 fevereiro (das 10H00 às 17H00), no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPJ) - a sessão distrital do “Parlamento dos jovens”. Estarão presentes alunos de várias escolas secundárias do Algarve (a lista das escolas pode ser consultada AQUI) e a deputada Mariana Aiveca (do BE).

A nossa escola irá ser representada pelos alunos: Mário Rosa (12º A), Miguel Dionísio, Marta Sousa, Tatiana Valente (do 12º B) e Ana Rita Mendonça (do 11º C).

Colaboraram na redação e discussão pública das ideias políticas que irão ser defendidas (o projeto de recomendação da ESPR, que pode ser lido AQUI) os alunos: Sofia Cadete, Maria Bumbuk, Catarina Bárbara, Luís Faustino e Anne Griff (do 12º E).

VEM OUVIR E APOIAR OS TEUS COLEGAS! O OBJETIVO É PASSAR À FASE FINAL E IR AO PARLAMENTO.

O PROBLEMA DO DESEMPREGO TAMBÉM TE DIZ RESPEITO. É O TEU FUTURO QUE ESTÁ EM JOGO!

Agradeço, enquanto responsável pela implementação do projeto, aos alunos, aos responsáveis pela associação de estudantes, aos professores André Ramos e Olga Lima (que colaboram no gabinete de apoio ao jovem - GAJ) e também ao deputado Paulo Sá, a disponibilidade, a colaboração e o empenho. Obrigada a todos!

Mais informações acerca desta atividade podem ser obtidas no site da Assembleia da República.

Sara Raposo

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Conhecer, ao vivo, a Assembleia da República


 
No próximo dia 26 de Fevereiro, duas turmas de Humanidades (11º D e 12º E) da Escola Secundária Pinheiro e Rosa irão conhecer a  Assembleia da República, numa visita guiada, que abrange conteúdos programáticos das disciplinas de Ciência Política, História A, Sociologia, Português e Filosofia.
 
Para que esta visita seja mais proveitosa, convém consultar, previamente, as informações que o site do Parlamento disponibiliza.
 
Vejam nos links seguintes:

1. Uma visita virtual ao Parlamento para os mais novos.
2. Introdução
3. Fachada principal
4. Átrio
5. Jardim interior
6. Claustro
7. Escadaria nobre
8. Sala D. Maria
9. Senado
10. Galeria dos Presidentes
11. Gabinete do Presidente
12. Sala de Visitas do Presidente
13. Salão Nobre
13. Sala dos Passos Perdidos
14. Sala das Sessões
15. Sala Acácio Lino
16. Sala Lisboa
17. Biblioteca
18. Refeitório dos frades
19. Sala dos Arcos
20. Livraria Parlamentar

Para obter informações sobre os temas seguintes, basta clicar nos links:
Parlamento
Presidente
Deputados e Grupos Parlamentares
Comissões Parlamentares
Intervenções e Debates
Fiscalização Política
Atividade Parlamentar e Processo Legislativo
Assuntos Europeus
Relações Internacionais
Orçamento do Estado e Contas Públicas
Revisões Constitucionais

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A Fraude: uma reportagem da Sic que os portugueses devem ver

A nacionalização do banco BPN, decidida pelo ministro das finanças Teixeira dos Santos durante o governo de Sócrates,  teve  a seguinte consequência:  o buraco financeiro de milhões do banco  passou a ter de ser pago, directamente, pelos contribuintes portugueses.

Vale a pena conhecer os factos e reflectir sobre eles. Perceber que em Portugal  a justiça, quando se trata de julgar pessoas influentes e com poder político, não funciona e,  por isso, alguns políticos e "amigos de políticos" sentem uma impunidade total para praticar actos ilícitos. Nos vídeos, o descaramento de alguns desses personagens - que mentem em público e falam como se tivessem acima da lei - é chocante. Eles não só lesaram o país e contribuíram para agravar a crise económica como fizeram com que cada um de nós esteja a pagar, do seu ordenado,  uma elevada factura decorrente da corrupção e da fraude que estas "estimáveis" pessoas praticaram. E a responsabilidade dos envolvidos continua por apurar e julgar...

Pode-se acreditar na democracia quando a justiça não funciona?

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A arte ao serviço da propaganda política: Museu do Oriente, em Lisboa

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As ditaduras podem ser ideologicamente diferentes, mas os cartazes de propaganda são, invariavelmente, semelhantes em muitos aspectos, em particular no que diz respeito ao culto do líder e ao seu papel inspirador e guia do povo, Veja-se o post seguinte.

A exposição sobre cartazes chineses de propaganda política no tempo de Mao, podem ser visitados no Museu do Oriente, Lisboa.

Para mais informações, ver o site do museu, AQUI.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Aprender e discutir política na escola

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No âmbito do projecto "Parlamento dos jovens" (para mais informações, ver AQUI) realizou-se, no dia 3 de Dezembro no auditório da escola, uma sessão de esclarecimento, seguida de um debate, sobre o tema: "os jovens e o emprego - Que futuro? Contou com a presença do deputado Paulo Sá e dos alunos de duas turmas do 11º ano (turmas A e D) e três do 12º ano (turmas B, E e F) .

O deputado começou por apresentar os dados existentes sobre o problema e esclareceu - de forma simples, clara e com exemplos pertinentes - alguns conceitos políticos fundamentais: o défice, a troika, a dívida pública, os números do desemprego em geral e entre os jovens e por ai em diante.

Após a exposição inicial, abriu-se espaço ao debate. Os alunos, contrariando a ideia habitual que os jovens não se interessam pela política, foram bastante interventivos, colocaram muitas questões, de tal modo que a sessão acabou por se prolongar fora da hora estabelecida para que as perguntas não ficassem sem resposta.

Obrigada ao deputado Paulo Sá, aos alunos e professores presentes.

sábado, 17 de novembro de 2012

A visita da chanceler Merkel a Portugal: diferentes pontos de vista

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O assunto diz respeito a todos...

Vale a pena pensar sobre os motivos apresentados para sustentar os diferentes pontos de vista. Quem terá razão?

domingo, 4 de novembro de 2012

Rawls e o estado social

Nos vídeos seguintes, podemos assistir a duas excelentes aulas - na Universidade de Harvard - em que o professor Michael Sandel explica e discute as principais ideias do filósofo J. Rawls, um conhecido defensor do "estado social".

A partir do visionamento do 2º vídeo, responda às questões seguintes:

1. Explique em que consiste o princípio da diferença defendido por Rawls.

2. Enuncie duas das objecções ao princípio da diferença:

a) a dos defensores da meritocracia;

b) a dos defensores do libertarismo (Nozick).

3. Como responderia Rawls às duas objeções anteriores?

4. A partir da leitura do artigo, com dados sobre o Estado Social em Portugal, disponível  AQUI, responda à questão:

    Que motivos devem levar o Estado, no nosso país, a repensar as suas funções?

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Teste e descubra a sua orientação política

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Existe disponível, em inglês (e noutros idiomas), um teste (online e anónimo) que poderá fazer para descobrir - a partir do seu posicionamento político em relação a certas questões - qual é o seu quadrante político. No final do teste, e mediante os resultados obtidos, poderá descobrir a resposta a questões como:
  • Saber se é de esquerda ou de direita.
  • Saber se defende ideias e práticas - em termos económicos e sociais - autoritárias ou libertaristas.
Os alunos da disciplina de Ciência Política irão realizar o teste no início do ano letivo e no final. A ideia é depois comparar os resultados obtidos e perceber se houve ou não alguma alteração no posicionamento político inicial, caso esta exista, procurar explicar as suas causas.
O site "The Political compass" pode ser encontrado em:
O link, onde o teste poderá ser realizado online, é:
 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Obama versus Romney: último debate antes das eleições

 

A crise europeia foi ignorada neste debate sobre política externa. É significativo que assim seja? Ou não?

Um vídeo legendado, em português, com alguns momentos do debate: AQUI.

Uma análise política da performance dos candidatos: AQUI e AQUI.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Em Portugal só se ganham eleições com mentiras: Medina Carreira

 

A ser verdade o que diz Medina Carreira (e os números não mentem), os portugueses precisam urgentemente de repensar os critérios que utilizam para eleger os políticos e a sua relação com a política.

É preciso dizer que os políticos, dos vários partidos, gastaram os dinheiros públicos com coisas que os portugueses, na sua maioria, valorizavam ou aspiravam possuir (estradas, rotundas, eventos culturais, Magalhães e choques tecnológicos, entre muitas outras, sem que nenhuma delas trouxesse riqueza ao país). Más políticas dos diferentes partidos no poder, má gestão, diminuição da taxa de natalidade, despesismo, endividamento anos a fio e a juntar a isso a crise financeira internacional (que em Portugal não explica tudo, só torna pior o que já era mau).  

A vida das gerações futuras já está hipotecada, por quanto tempo? Se Medina Carreira tiver razão (e tem tido até agora, apesar de há anos dizer o mesmo e ninguém o ouvir) será por muito...

«Medina Carreira diz que a crise em Portugal não será resolvida com os aumentos de impostos e que o estado social irá acabar brevemente.

O antigo ministro das Finanças, Medina Carreira, considerou hoje que em Portugal "só se ganham eleições com mentiras" e que o problema nas contas públicas portuguesas não se vai resolver com receita de impostos.

"Em Portugal não se pode governar com base num programa eleitoral verdadeiramente, só se ganham eleições com mentiras. Mentiras que vêm escondidas em duzentas ou trezentas páginas que ninguém lê", afirmou o antigo governante numa conferência sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2013 organizada pela sociedade de advogados Rogério Fernandes Ferreira (RFF), que decorreu em Lisboa.

Na conferência sobre a parte fiscal do orçamento, Henrique Medina Carreira - um dos ministros das Finanças dos governos liderados por Mário Soares - considerou ainda que não será com a receita de impostos que se resolverá o problema.

"Nós não vamos resolver o problema com impostos. Em [19]60 e [19]70 os impostos correspondiam grosso modo às despesas. A partir de [19]80 verifica-se que as colunas amarelas [impostos] são sempre mais pequenas que as lilases [despesa]. (...) Isto demonstra que não era preciso grandes análises, nem grandes divagações", afirmou Medina Carreira durante a sua apresentação na conferência.

O governante considerou ainda que a "cruzada para as contas públicas está destinada a um grande fracasso", e que "tentar arrumar a casa à custa das despesas de capital e outras despesas correntes" está destinado ao fracasso, demonstrando gráficos onde estas despesas apresentam uma expressão diminuta face às despesas com pessoal e com prestações sociais do Estado.

Estado social deverá falir dentro de poucos anos

Medina Carreira prevê a falência do estado social dentro de poucos anos e diz que, segundo os seus próprios cálculos, em 2020 seriam precisos 120% dos impostos para pensões.

"Prevejo dentro de alguns anos, não muitos, a falência do estado social", afirmou Medina Carreira. "Em 1990 nós gastávamos com o estado Social 67% dos impostos, em 2000 eram 75% e em 2010 [gastávamos] 88%. Hoje, praticamente grande parte dos impostos é para o estado social. Toda a gente acha que a saúde tem que ser boa, que a educação tem que ser melhor, que os pensionistas não podem ser atingidos, que os funcionários têm um contrato com o Estado para a vida, é neste entalamento entre aquilo que as pessoas pensam e o que é a nossa realidade que reside o grande problema", afirmou.

Nas contas do próprio, a Segurança social afetava 73% das suas contribuições para o pagamento das suas pensões em 1990, 80% em 2000 e 104% em 2010. "A projeção que eu fiz é que em 2020 seriam precisos 120% dos impostos para assegurar as pensões" da Segurança Social, disse Medina Carreira.

O governante aproveitou ainda para relembrar que em 1960 o estado social custava 5% do Produto Interno Bruto (PIB), valor que subiu para 30% em 2010.»

Ler mais: Expresso

terça-feira, 2 de outubro de 2012

É correto tirar aos ricos para dar aos pobres?

Nos vídeos seguintes, podemos assistir a duas excelentes aulas - na Universidade de Harvard - em que o professor Michael Sandel explica e discute as principais ideias de Nozick. Este filósofo americano é um defensor do "estado mínimo" e critica o "estado social", tal como  Rawls o entende.